COBREM

O XXIII Congresso Brasileiro dos Estudantes de Medicina (COBREM) tem como tema “Educação para Além dos Muros: da Reflexão à Prática”, e acontecerá em Maceió entre os dias 23 a 31 de Janeiro DE 2011, sendo realizado pelo Centro Acadêmico Sebastião da Hora (CASH-UFAL) e Diretório Acadêmico “2 de Maio” (DA2 UNCISAL).
O COBREM que tem como objetivo planejar estrategicamente mais um ano de atividades do Movimento Estudantil de Medicina, eleger e empossar a Sede Nacional da Executiva (Coordenação Geral, Coordenação de Finanças e Coordenação de Comunicação) e definir as Coordenações de Área e Assessorias que não foram eleitas no último ECEM.
Nós acreditamos que focalizar a caminhada da educação médica, sob análises e reflexões, é indispensável para se alcançar o aprimoramento da formação. Sendo este um processo que se configura dialético e contínuo, sua reflexão também se torna indispensável. É preciso destacar que o MOVIMENTO ESTUDANTIL ocupa seu papel no protagonismo dessa evolução, ao levantar a bandeira da transformação para além da transformação curricular. Transformação esta a fim de que se modifique a lógica sob a qual ele vem se perpetuando, exigindo que seu marco conceitual seja libertador e que as lutas pela reforma não sejam encerradas apenas no papel e confinadas aos muros da universidade, mas que alcance “o para além dos muros” e configure-se em uma luta global.
Diante de tudo isto, as interrogações sobre a gênese das dificuldades de se introduzir mudanças reais na formação dos médicos continuam a pertubar: quais as ferramentas podem ser pensadas para que mudanças e reais transformações se concretizem? Como os estudantes podem se articular a fim de entender e superar esses nós críticos? Como se sentir preparado na referente discussão?
Todos os congressistas têm direito a voz e participam ativamente na construção do planejamento da DENEM, mas somente os delegados têm direito a voto.